sábado, julho 13, 2013

                      Assembleia Distrital                                         Interact e Rotaract Club                   Penafiel 2013


        No passado dia 13 de Julho, o Rotaract e o Interact Club de Águeda estiveram presentes na Assembleia Distrital, com lugar em Penafiel, marcada pela transmissão de tarefas e tomada de posse dos novos representantes de Rotaract e Interact do Distrito Rotário 1970, Pedro Santana Cepeda e Renata Leite, respetivamente. A sessão de trabalhos do evento integrou um conjunto de palestras muito enriquecedoras do ponto de vista da formação pessoal, cívica e profissional dos ouvintes, respeitantes às temáticas do associativismo jovem e atuais desafios da sociedade, da inovação social e da liderança e gestão de talentos, dinamizadas pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, pelo Dr. Fortunato Cardoso Silva, coordenador do CIS Porto, e pela Professora Doutora Cândida Santos, docente da Porto Business School. O contacto com inúmeros membros dos mais variados clubes rotários do país potenciou a consolidação de relações fortuitas e a disseminação eficaz do ideal Rotário ao serviço da comunidade, subordinado ao lema “Viver Rotary, Transformar Vidas”, difundido pelo Companheiro Octávio Pereira, Governador do Rotary Distrito 1970 (2000/2001).




     A excelentíssima mesa na qual se encontram os past-representantes de Rotarat e Interact Distrito 1970, Filipe Dias e Diogo Godinho, respetivamente, bem como os representantes para o novo rotário 2013/2014, Pedro
Santana Cepeda, Representante Distrital de Rotaract, e Renata Leite,  Representante Distrital de Interact. 
       No seu discurso, Pedro Cepeda realçou a importância de construir novos clubes de Rotaract e motivar o Rotary Club para a sua dinamização, salientando o projecto “Mais Rotaract” desenvolvido pela Representadoria Distrital como um programa de acção que visa concomitantemente potenciar a emergência de novos clubes e atrair um maior número de parceiros para os clubes já existentes, numa lógica de fortalecimento e sustentabilidade. Foram ainda destacadas algumas atividades futuras, nomeadamente, o Congresso Nacional de Rotaract, o desenvolvimento de uma campanha mediática de prevenção contra a violência doméstica, a ser realizada em Novembro do presente ano, a Semana Mundial de Rotaract , a Conferência Distrutal, entre outros projetos


Palestra proferida pelo Exmo. Secretário de Estado do Desporto e da Cultura, Dr. Emídio Guerreiro, focalizada na temática do associativismo jovem e sua relevância a nível pessoal, profissional, social e contributo para a comunidade.


Paletra sobre inovação social proferida pelo Dr. Fortunato Cardoso Silva, na qual foram salientados alguns projectos de valor e transformação desenvolvidos nos domínios social e ambiental. A título de exemplo, o projeto “Arrebita Porto”, que visa combater o abandono do centro da cidade do Porto, estrutura-se numa lógica de reabilitação através de um sistema colaborativo entre diferentes parceiros implicados no processo de reestruturação urbana. O projecto “Incluir” constitui um outro exemplo da ação da CIS Porto, que procura atuar sobre as dificuldades auditivas em crianças e seniores, focalizado na implementação de medidas preventivas e na promoção da saúde pública através da avaliação das capacidades auditivas da população (ex: rastreios, aplicação de baterias de testes...)


           Palestra “Liderança e gestão de talento”, dinamizada pela Dra. Cândida Santos que procurou impulsionar um conjunto de reflexões sobre a transversalidade do talento que se encontra no tecido empresarial português e sua relevância em termos de criação de valor, a coragem e capacidade para adiar a gratificação imediata, e sobre as diferentes gerações que integram as atuais organizações e que apresentam formas variadíssimas de pensar e trabalhar, numa lógica de coesão intergeracional. Será esta interação uma fonte potencial de conflitos ou de oportunidades? Que conflitos? Que oportunidades? De que forma a tecnologia potencia estas diferenças? Como estimular o mentoring intergeracional?


         A sessão de trabalhos incluiu ainda um discurso de sensibilização sobre o ideal rotário ao serviço da comunidade, proferido Companheiro Octávio Pereira, que realçou a necessidade de um papel ativo do Rotary na vida do Rotaract e Interact, bem como a importância que a ação conjunta das várias gerações do movimento rotário quer para a comunidade quer para os próprios membros dos clubes, referindo que qualquer jovem que integre o Interact ou o Rotaract fica “marcado” para a vida. O companheirismo é um pilar fundamental em Rotary. A esta exposição acresceu uma partilha breve sobre a história da fundação do Rotary Internacional, seu contexto e objetivos.

Sem comentários: