domingo, outubro 28, 2007

RTC ÁGUEDA PROMOVE PALESTRA SOBRE “O RUGBY EM PORTUGAL”

Foi na passada sexta-feira, 26 de Outubro de 2007, pelas 21h 30m, que o RTC de Águeda promoveu na sua sede uma Palestra subordinada ao tema: “O Rugby em Portugal”. Esta palestra contou com a presença do Dr. Tiago Gonçalves, Vice - Presidente do Comité Regional de Rugby de Coimbra e actual jogador da equipa de Rugby da Escola Agrária de Coimbra.















A palestra iniciou-se com uma explicação de como funciona este desporto, que está em Portugal a começar a ter uma projecção muito interessante, referindo que “o objectivo do jogo é muito simples – marcar mais pontos que o adversário usando a bola, e para isso os jogadores podem correr com a bola, chutá-la e passá-la, mas não é permitido passar para a frente”, por isso, “o Rugby é um desporto de contacto, e, pode placar-se o adversário para obter a posse de bola, desde que faça isso dentro das leis e é importante ter em conta que só o jogador portador da bola pode ser placado”.















Por outro lado, “há muitas regras e leis que todos os jogadores devem seguir, algumas simples, outras mais complicadas, mas deve compreender-se que todas elas servem, não só para o jogo fluir, mas sobretudo para proteger a integridade física dos jogadores”, referia com pertinência o orador, e distinguindo-se de outros desportos pelo facto de “a bola de Rugby ter um formato oval, variando as suas dimensões consoante o escalão”.
Quanto às respectivas modalidades, “é disputado nas modalidades XV – onde cada equipa conta com 15 jogadores; e Seven´s – com 7 jogadores para cada lado”, sendo possível “marcar pontos através de um ensaio, de uma conversão, ou de um pontapé de ressalto / pontapé de penalidade”.
Num jogo de XV ( 15 jogadores ), o jogo divide-se em dois tempos de 40 minutos cada, com um intervalo de no máximo 10 minutos. Na modalidade Seven’s, são duas partes de 7 minutos, e, curiosamente, um jogo de Rugby tem sempre uma “terceira parte”, onde os jogadores confraternizam entre si e com os adeptos, entoando cânticos e realizando danças tradicionais de cada equipa, e relativamente a esta particularidade, o Dr. Tiago Gonçalves apresentou uma breve explicação da coreografia que tem despertado atenções no Mundo, a Haka, “dança típica do povo Maori, onde os homens se colocam à frente das mulheres e estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens”. “Esta dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça, é usada tanto para dar boas vindas quanto para intimidação de tribos inimigas”. Actualmente, “o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da selecção da Nova Zelândia ( All Blacks )”.
Como Vice – Presidente do Comité Regional de Rugby de Coimbra ofereceu ao RTC de Águeda dois quadros didáticos para que a prática deste desporto seja melhor compreendida e para que esta mensagem possa ajudar efectivamente na implementação deste desporto e a bola utilizada neste desporto.

O Presidente do RTC de Águeda, Carlos Franco, agradeceu este gesto importante e pediu acima de tudo ao Jogador que autografasse a bola deixando a sua marca naquela que foi sem dúvida uma palestra importante para todos, disponibilizando - se, em nome do Clube, para ajudar a divulgar este desporto que está a fazer uma grade aposta na formação e na pedagogia dos mais jovens.No final da palestra, e já a noite ia longa, seguiu-se mais um momento de companheirismo onde o RTC de Águeda se deslocou à Taberna “O Vermelho Tinto”, em Águeda, onde para além de confraternizarem, continuaram a trocar impressões sobre o tema exposto, desta vez acompanhados de vários produtos gastronómicos da região.

Sem comentários: